Após constantes testes, finalmente foi criado, o sistema de cadastro do PIS via Web.

Assim, o cadastro e consulta do PIS dos empregados, será feito diretamente pela empresa, o cadastramento por meio da internet proporciona conveniência e modernidade e é impositivo, ou seja, deverá ser feito por todas as empresas que tenham funcionários ou pretendam contratar funcionários com 1º emprego.

O nº de PIS (NIS) é a identificação do trabalhador perante a Previdência Social , CAGED, Caixa Econômica Federal, RAIS, etc, portanto a falta de cadastro do empregado acaba gerando um passivo para a empresa impossibilitando o pagamento do FGTS, e envio das obrigações mensais e anuais.

O acesso ao Cadastro NIS não exige Certificado Digital. Basta usar e-mail e senha. A autorização deste e-mail de acesso é feita por meio do preenchimento e assinatura de formulário específico, chamado FICUS/E, que deverá ser entregue na agência de relacionamento da empresa. Esse formulário deverá ser preenchido com os dados da empresa e da pessoa que irá acessar o sistema.

Para cadastro, o sócio ou representante legal da empresa, deverá comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Porém, ainda não está previsto o prazo legal de execução desse processo, a Caixa não esta aceitando o cadastro de PIS através de formulário (DCN ANTIGO), diante disso, é eminente a necessidade da empresa adequar-se, uma vez que sem o PIS, não há possibilidade de recolhimento do FGTS dos empregados e comunicação do CAGED, etc. O que gera um passivo de multas para a empresa.

 

 

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